Escola

O que Somos

 

 

A Escola Gênesis existe desde 1977, sempre sediada no Bairro do Costa Azul, inicialmente chamada de Colégio Montessoriano. O seu caminhar traduz o próprio nome Gênese, que provém do latim: co-gnoscere, no sentido de junto; e pela palavra gnoscere, do grego Gênesis, que quer dizer nascimento, ou seja, nascer-junto.

Por este motivo, ao longo de quase quatro décadas, sempre primou pela qualidade da relação com alunos, pais, funcionários e professores. Seu projeto pedagógico está diretamente ligado à compreensão do aluno como um sujeito inserido num contexto social complexo, no qual se torna imprescindível aprender mais do que uma mera lista de conteúdos, sobretudo aprender a questionar o mundo e as coisas, a resolver problemas do seu entorno, a posicionar-se diante dos fatos e a respeitar as diferenças.


A Proposta Pedagógica considera a complexidade dos novos tempos e de todas as questões nas esferas política, social, educacional, científica e tecnológica. Em consonância com este cenário, desenvolve um trabalho pedagógico que compreende a aprendizagem como um processo de construção que visa contribuir para a formação integral de seus alunos e para o desenvolvimento de suas plenas capacidades (motoras, afetivas, sociais e cognitivas), bem como para sua formação enquanto cidadão participativo, consciente e atuante na sociedade.


A metodologia utilizada respeita as características socioculturais dos conteúdos trabalhados e baseia-se em diferentes situações didáticas em que os alunos precisam pôr em jogo o que sabem, tenham problemas a resolver e decisões a tomar. Estes princípios se concretizam através do cotidiano em sala de aula, de debates e seminários, aulas de campo, aulas públicas e projetos em diferentes áreas.