Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica considera a complexidade dos novos tempos e de todas as questões nas esferas política, social, educacional, científica e tecnológica. Em consonância com esse cenário, desenvolve um trabalho pedagógico que compreende a aprendizagem como um processo de construção que visa contribuir para a formação integral de seus alunos e para o desenvolvimento de suas plenas capacidades (motoras, afetivas, sociais e cognitivas).

Acreditamos na aprendizagem baseada em Projetos Didáticos com o objetivo de que os alunos construam o hábito de proporem problemas e de resolvê-los como forma de aprender, promovendo perguntas e descobertas sobre o mundo. Nosso trabalho visa romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas de conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. Dessa forma, os projetos têm por objetivo ampliar o universo de conhecimento das crianças para além dos muros da escola. Possibilita que os alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e como cidadãos.

Nessa escola se aprende a:

Questionar

Ao observar o que está a sua volta aprende a questionar o mundo, construindo uma compreensão acerca do conhecimento produzido.

Tomar decisões

Respeitar o outro, escutar e posicionar-se são requisitos necessários aos cidadãos do mundo de hoje. Aqui, os alunos precisam colocar em jogo o que sabem, terem problemas a resolver e decisões a tomar.

Investigar

As crianças pesquisam e buscam problemas que lhe são propostos.