Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1
  • 71 3415-7788 | 71 99666-6760
    • Portal do Aluno

    Intervenção Docente na Alfabetização Inicial – Curso de Formação da Escola Gênesis Costa Azul

    Intervenção Docente na Alfabetização

    Com grande sucesso, finalizamos a primeira turma do curso “Intervenção Docente na Alfabetização Inicial”, um marco na história da Escola Gênesis Costa Azul. Entre 30 de abril e 18 de junho de 2024, os participantes embarcaram em uma imersão de 20 horas, ao longo de seis encontros presenciais e dois remotos, em uma jornada de aprimoramento profissional, buscando as melhores estratégias para garantir uma alfabetização sólida e significativa para as crianças.

    Um Mergulho Profundo na Alfabetização: Desvendando Teorias e Práticas

    Por meio de um conteúdo cuidadosamente elaborado e de metodologias ativas, o curso proporcionou aos participantes uma experiência imersiva nos seguintes temas:

    • Premissas da Alfabetização Psicogenética Construtivista
    • O Processo de Aquisição da Escrita no Português Brasileiro
    • Intervenção Docente em um Ensino Contextualizado e Reflexivo
    • A Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização Inicial
    • Situações Didáticas para Ensinar a Ler e Escrever em Contextos Cotidianos, Literários e de Estudo

    Um Curso Ideal para Quem Busca a Excelência

    O curso “Intervenção Docente na Alfabetização Inicial” foi cuidadosamente elaborado para atender às necessidades de um público amplo, incluindo:

    • Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
    • Pedagogos
    • Coordenadores Pedagógicos
    • Diretores
    • Estudantes de Pedagogia

    Um Time de Especialistas

    As mulheres extraordinárias que lideraram o curso de formação transformaram-no em uma experiência única e enriquecedora. Seus conteúdos, cuidadosamente idealizados, combinaram conhecimentos profundos e anos de experiência na docência. Juntas, elas traçaram novos caminhos para a Alfabetização Inicial, proporcionando uma formação que não apenas transmitiu técnicas, mas também inspirou e capacitou os profissionais da educação a implementar práticas pedagógicas inovadoras e eficazes.

    Aline Nascimento: Formadora de Educadores e Professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA. Possui Mestrado e está cursando Doutorado pela FACED/UFBA.

    Claudia Molinari: Professora da Faculdade de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata – Argentina. Mestre em Ciências com Especialidade em Investigações Educativas (CINVESTAV – México), sob orientação de Emília Ferreiro. Membro do Conselho Consultivo da Rede Latino-americana de Alfabetização.

    Giovana Cristina Zen: Professora da Graduação e Pós-Graduação da FACED-UFBA. Doutora em Educação (UFBA) e Pós-Doutora em Alfabetização (CINVESTAV – México), sob orientação de Emília Ferreiro. Presidente da Rede Latino-americana de Alfabetização.

    Mirta Castedo: Professora da Faculdade de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata – Argentina. Doutora em Ciências com Especialidade em Investigações Educativas (CINVESTAV – México), sob orientação de Emília Ferreiro. Membro do Conselho Consultivo da Rede Latino-americana de Alfabetização.

    Um Legado de Transformação

    Acreditamos que a alfabetização de qualidade é a chave para desenvolver, tanto a comunicação, como a interpretação; a compreensão e a produção de conhecimento. É uma nova oportunidade para que as crianças tenham sucesso em suas jornadas e vivências, explorando a curiosidade como ferramenta pedagógica enriquecedora e divertida. 

    A conclusão da primeira turma do curso “Intervenção Docente na Alfabetização Inicial” marcou o início de uma série de formações que visam aprimorar as práticas pedagógicas e garantir um ensino de excelência. Acompanhe nossas próximas turmas e cursos de formação para continuar desenvolvendo suas habilidades docentes.

    Confira as fotos: