Natureza como Sala de Aula: Aprendendo Fora das Quatro Paredes

Natureza como Sala de Aula

Na era digital, onde as telas dominam grande parte do tempo das crianças, a necessidade de reconectar com a natureza nunca foi tão urgente. A prática de levar as aulas para fora das quatro paredes da sala de aula, utilizando a natureza como um ambiente de aprendizagem, tem se mostrado uma ferramenta poderosa no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Dessa forma, surgiu o conceito de “desemparedamento” da educação infantil, uma proposta pedagógica que visa romper com as limitações físicas das salas de aula tradicionais, levando o aprendizado para espaços abertos e em contato direto com a natureza. Essa abordagem busca enriquecer a experiência educacional ao integrar o ambiente natural no processo de ensino, promovendo um desenvolvimento mais holístico e conectado com o mundo ao redor.

Benefícios de aprender na natureza

Conexão com o mundo: Ao explorar a natureza, os alunos desenvolvem um senso de pertencimento ao planeta. Desta forma, compreendem a importância de cuidar do meio ambiente.

Aprendizagem ativa: Através de atividades práticas e lúdicas, os alunos aprendem de forma mais significativa, construindo seu próprio conhecimento.

Desenvolvimento de habilidades: A natureza oferece um ambiente desafiador, que estimula o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas, a colaboração e a criatividade.

Melhora do bem-estar físico, mental e emocional: Estar ao ar livre naturalmente estimula as crianças a se movimentarem mais, o que é benéfico para a saúde física. O contato com a luz solar e o ar fresco também contribui para um sistema imunológico mais forte​. Assim, a natureza colabora com a promoção do bem-estar mental e emocional, reduzindo o estresse e aumentando a concentração.

A escola e as atividades ao ar livre

Na Escola Gênesis Costa Azul, o contato das crianças com a natureza é integrado ao currículo, oferecendo oportunidades únicas de aprendizagem. As aulas de campo permitem que os alunos explorem e aprendam diretamente em ambientes naturais. Passeios planejados ampliam o conhecimento sobre ecossistemas e reforçam a importância da preservação ambiental.

Além disso, dentro da própria estrutura da escola, as crianças participam do cuidado com uma horta e árvores frutíferas. Essas atividades práticas não só ensinam sobre os ciclos de crescimento das plantas e a importância de uma alimentação saudável, mas também cultivam habilidades como paciência, responsabilidade e trabalho em equipe. Cuidar de uma horta permite que os alunos vejam de perto o resultado de seu esforço, enquanto aprendem sobre sustentabilidade e o respeito pela natureza.

Natureza como Sala de Aula
    Visita dos alunos da Escola Gênesis Costa Azul ao Jardim Botânico de Salvador

Conclusão

A natureza como sala de aula não é apenas uma tendência, mas uma necessidade em um mundo cada vez mais desconectado do ambiente natural. Aprender fora das quatro paredes permite que as crianças adquiram conhecimentos acadêmicos e desenvolvam habilidades essenciais, como resiliência, empatia e respeito pelo planeta. Acreditamos que o aprendizado ao ar livre prepara nossas crianças para os desafios futuros e cultiva um amor duradouro pela natureza.

Leia mais sobre o assunto:

O que é essa tal prática de desemparedamento da infância?