Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1
  • 71 3415-7788 | 71 99666-6760
    • Portal do Aluno

    Trajetória e investigações sobre a sequência do 1º Ano “Outros moradores da cidade ‒ As Corujas”

    O trabalho de pesquisa sobre as corujas partiu da observação pela janela da nossa casa através da experiência da artista Edvânia Santos, que durante o percurso da sua casa até a escola notava que essas aves estavam migrando para a zona urbana. A partir daí, buscamos conhecer as especificidades desse animal, para compartilhar, através do mural virtual, as nossas descobertas e experiências sobre a vida das corujas.

    Foram vários momentos de pesquisas, discussões, planejamentos e conclusões com relação à vida desses animais. Para que isso acontecesse, realizamos algumas etapas.

    Inicialmente observamos pelas janelas de nossas casas e realizamos diversas pesquisas relacionadas aos animais que estavam vindo para a cidade. Descobrimos que existia um órgão responsável pela captura dos animais da nossa cidade, que se chama GEPA ‒ Grupo Especial de Proteção Ambiental.

    Foi aí que decidimos convidar o GEPA para vir à nossa aula para falar sobre o resgate dos animais silvestres da nossa cidade e escrevemos uma entrevista com várias perguntas para esse nosso encontro.

    O grupo do GEPA trouxe muitas informações relacionadas aos animais que estávamos investigando, como sobre a coruja mais rara, que é a Murucututu, ou sobre as corujas mais encontradas na nossa cidade, que são: a Buraqueira, a Suindara e a Corujinha do Mato. O grupo também nos disse que tem equipamentos especiais para capturar os animais silvestres e que depois eles os levam para os órgãos responsáveis por cada espécie.

    Assistimos a diversos vídeos, pesquisamos nos sites e nos livros sobre esses animais silvestres, as corujas, e ficamos sabendo que esses animais vivem em diversos lugares; que conseguem escutar e enxergar muito bem; que dormem de dia e caçam à noite; que a espécie de coruja buraqueira tem hábitos diurnos; que fazem um som para afastar os predadores; e que têm um voo silencioso, o que facilita para pegarem as suas presas (roedores, insetos e pequenos animais). Quando as corujas nascem, as mães ensinam a voar e os pais ajudam a buscar alimento.

    As pessoas acreditavam que as corujas traziam azar, acreditavam que elas eram bruxas disfarçadas e, por isso, as maltratavam. Segundo a lenda, se a coruja aparecesse na janela durante três dias, uma pessoa poderia morrer. As corujas não trazem mau agouro, pelo contrário, elas são o símbolo da sabedoria e do amor. Nós realizamos uma grande campanha para conscientizar as pessoas de que é crime matar os animais.

    CONVIDAMOS VOCÊS A CONHECEREM NOSSO MURAL VIRTUAL:

    https://padlet.com/professoramanuela49/Bookmarks

    https://pt-br.padlet.com/elianeferrarissa1/mfi3q9oyayeh8g9z

    https://padlet.com/professoramanuela49/n4s7gmf2jfqpzuw0

    https://padlet.com/elianeferrarissa1/l1vtrrl3j9r00yr9